dermatologista curitiba

10 mandamentos do filtro solar

Protetor solar é item indispensável de uso diário! A dermatologista Annia Cordeiro, diretora da Clínica da Pele Annia Cordeiro, explica quais são os 10 mandamentos para garantir o máximo de proteção com o filtro – especialmente no verão.

1) Use todos os dias

Não importa se está nublado ou chovendo, a radiação continua sendo nociva para a pele. Então, o filtro solar deve ser usado todos os dias.

2) Passe uma quantidade generosa

Quanto menos filtro passar, menor será a proteção. Então use uma quantidade adequada. Quanto mais protetor, mais proteção, portanto não economize no filtro solar”. A camada deve ser grossa e uniforme e nenhuma parte do corpo deve ser esquecida. Muita gente sofre com queimaduras na orelha e dedos do pé, por exemplo.

3) Use FPS alto

FPS significa fator de proteção solar e indica a quantidade de tempo que você pode expor-se ao sol sem queimar se comprado à exposição sem proteção alguma. Um FPS 15, por exemplo, permite que você fique 15 vezes mais tempo no sol sem se queimar. Para exposição solar intensa, na praia, por exemplo, as pessoas de pele mais morena devem usar um protetor de FPS 30 e as de pele mais branca um FPS 60.

4) Escolha conforme o tipo de pele

Peles oleosas devem optar por produtos em gel ou oil-free. Peles secas se adaptam melhor com produtos em creme.

5)  Reaplique ao longo do dia

O filtro deve ser deve ser reaplicado a cada duas horas. Isso porque as moléculas químicas – responsáveis por absorver a radiação e não permitir que ela chegue às camadas mais profundas da pele – são consumidas com o passar do tempo e precisam ser repostas. É indicado reaplicar após banho de mar, suor excessivo ou atrito, mesmo que o protetor diga que não sai na água.

6) Use um produto diferente no rosto

A pele do rosto, em geral, é mais oleosa que a do corpo, portanto exige mais cuidados para prevenir o aparecimento de cravos. O ideal é optar por um protetor solar oil-free ou em gel.

7) Use produtos com proteção UVA e UVB

Além de levar em consideração o FPS, é importante escolher produtos que indiquem a proteção contra UVA e UVB. “O UVA é o tipo de raio solar mais relevante quando o assunto é tratamento e prevenção de rugas e manchas. É ele também um dos responsáveis pela formação de melanoma (câncer)”.

8) Use antes da exposição solar.

Não espere chegar à praia para passar o protetor. Aplique o filtro solar pelo menos 15 minutos antes da exposição.

9) Proteja os lábios

Para cuidar os lábios, há batons com proteção e filtros em bastão. “Lembre-se que, sem proteção, os lábios podem sofrer no verão tanto quanto no inverno”.

10) Use produtos específicos nas crianças

Crianças até seis meses não podem usar filtro solar. Após essa idade, devem utilizar produtos infantis que têm formulações específicas, além de FPS mais alto.01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *