orgânicos são mais nutritivos

Agrotóxicos x orgânicos: entenda qual é o problema

O uso dos agrotóxicos voltou a ser discutido pela sociedade por conta de um projeto de lei que está sendo conhecido como a PL do veneno, por diminuir o rigor quanto a utilização dessas substâncias na produção de alimentos.

Porém, ainda tem muita gente que não entende a gravidade do problema. O uso de agrotóxicos nos alimentos é extremamento prejudicial em diversos aspectos. A nutricionista Melissa Santos, da Clínica da Pele, listou algumas questões importantes sobre esse tema.

Agrotóxicos x câncer

O consumo de alimentos que foram produzidos com uso de agrotóxicos está ligado a vários problemas de saúde, especialmente relacionados ao fígado.

“O agrotóxico é uma substância que tem processamento mais lento no fígado e exige mais da função hepática”, comenta Melissa.

Os estudos apontam que o consumo de agrotóxicos aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de vários tipos, além de problemas renais, hepáticos e, até mesmo, de fertilidade.

“Para se ter ideia, o contato direto – por parte do produtor rural – aumenta em até sete vezes o risco de desenvolver câncer de pele.”

Alimentos orgânicos e saúde

A saída é preferir os alimentos orgânicos, que são livres de agrotóxicos nocivos a saúde. Mais do que isso, orgânicos são mais saborosos e mais saudáveis.

“Ao precisar se defender sozinho dos ataques externos, os alimentos sem agrotóxicos produzem mais fitoquímicos – que são os nutrientes que fazem bem a nossa saúde.”

Por exemplo, um tomate orgânico tem mais licopeno do que um tomate produzido com uso de agrotóxico. “Por isso, os alimentos orgânicos são mais saborosos, nutritivos e com mais vitaminas e minerais.”

Além de evitar o consumo das substâncias prejudiciais, escolher alimentos orgânicos ajuda as famílias de produtores rurais e garante um solo melhor e mais preparado para nós e para as futuras gerações.

Mas é mais caro? Não!

Ainda se tem a cultura de que orgânico é mais caro, mas as feiras de produtores trazem produtos com preços mais baixos que as grandes redes de supermercado. Basta se informar sobre os locais mais próximos de casa e datas dessas feiras.

Além disso, quanto mais as pessoas procurarem, mais aquecido o mercado de orgânicos será e os produtores poderão apresentar preços mais competitivos.

Melhore sua alimentação para proteger o organismo

Uma das maneiras de defender o organismo das diversas agressões externas é mantendo uma alimentação saudável e equilibrada.

Procurar um nutricionista é fundamental para criar hábitos alimentares mais adequados que irão prevenir doenças e garantir melhor qualidade de vida.

Sobre a Clínica da Pele Annia Cordeiro

A Clínica da Pele Annia Cordeiro é um centro de dermatologia em Curitiba, referência nas técnicas mais modernas de tratamento e cuidados com a pele, entre elas o MD Codes (técnica de sustentação facial para rejuvenescimento) e o CoolSculpting (a criolipólise original e único equipamento autorizado nos EUA para congelamento de células de gordura).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *