A melhor forma de prevenir o câncer é tendo bons hábitos de vida. Saiba como cuidar da sua saúde!

Câncer: vários tipos e sua prevenção

Câncer de mama, próstata e pele podem ser prevenidos

O câncer de mama, de próstata e também de pele podem ser prevenidos. Para isso, as campanhas de Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Laranja.

O câncer como um todo tem a sua prevenção muito semelhante. Será que você está se cuidando, fazendo a sua parte?

Quando se fala nessas campanhas, eu sempre chamo atenção para o que a gente pode fazer, o que realmente vai funcionar. Qual é a sua parte para que você não tenha câncer?

Mesmo que você tenha uma genética que predisponha o aparecimento de um câncer, a gente aprendeu que existe a epigenética.

Ou seja, mesmo que você tenha um gene determinando que você teria um câncer, conforme os seus hábitos de vida, você pode mudar a expressão desse gene.

O contrário também, se você não tem predisposição genética, mas você tem uma vida com cigarro, falta de sono, alimentação ruim, consumo de alimentos ultraprocessados diariamente, mesmo que você não tenha tendência genética, você vai desenvolver.

É o que acontece com a maioria dos casos. Na grande maioria dos pacientes que apresentam qualquer tipo de câncer, ele está relacionado aos hábitos de vida.

Câncer de mama

Especificamente no caso do câncer de mama, se fala muito sobre o autoexame das mamas e a mamografia como formas de prevenção, mas na realidade são formas de você fazer diagnóstico.

Inclusive a palpação não é uma indicação de você fazer diagnóstico precoce, porque quando o tumor é palpável, já não é mais precoce.

Então o que você tem que fazer para evitar?

Você tem que ter uma vida saudável. O seu organismo sozinho vai conseguir combater as células tumorais no início.

Eu sempre comento sobre o livro “Anticâncer”, porque para mim fez muito sentido.

Ele foi escrito por um médico que teve um câncer de cérebro e ele diz que o combate ao câncer é como uma determinada tribo dos Estados Unidos fazia para espantar os maus espíritos: levar oferendas todos os dias.

Então leve sua oferenda todos os dias para o seu corpo, para sua saúde. Isso significa o quê?

  • consumir alimentos naturais, de preferência sem agrotóxicos (orgânicos);
  • trocar os alimentos industrializados por alimentos preparados em casa;
  • evitar embutidos, porque têm muitas substâncias que favoreceriam o desenvolvimento do câncer;
  • praticar rotineiramente exercícios físicos.

A musculatura não é simplesmente para sustentar o esqueleto, o nosso sistema muscular é considerado um órgão hoje em dia, ele produz substâncias que trazem bem-estar e que melhoram o sistema imunológico.

E isso tanto para situações agudas, no combate a uma infecção, como classificações de desenvolvimento de tumores.

Se você tiver hábitos de vida saudáveis, incluindo a atividade física no seu dia a dia, você vai prevenir vários tipos de tumores.

Como prevenir o câncer?

A saúde como um todo é a verdadeira prevenção. Saber se na sua família há uma disposição genética para câncer é interessante, porque você pode tomar determinadas atitudes mais drásticas, como fazer cirurgias preventivas.

Em relação ao câncer de próstata, é importante fazer os exames de PSA (sangue), o toque retal e a ultrassonografia, para casos específicos de acordo com que o urologista indicar.

Mas isso não é prevenção, é uma forma de rastreio, de diagnóstico.

O que fazer para prevenir? Você deve ter hábitos de vida saudáveis.

E no caso do câncer de pele, aí sim entra o filtro solar. Não tem como a gente abrir mão disso, ele entra naquela rotina dos hábitos saudáveis.

É sabido que o câncer de pele é o mais comum entre todos os cânceres. Juntos, os cânceres de pele somam mais do que todos os outros tipos de câncer, por isso que você tem que usar o filtro solar todos os dias.

Isso faz parte de ter uma vida saudável. Cuidar da pele faz parte da sua saúde. Se você tem dúvidas sobre como fazer isso, agende uma consulta e nós vamos fazer toda a orientação necessária para sua pele permanecer saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *