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Chocolate: mocinho ou vilão?

Chocolate fica em alta na Páscoa, mas é o doce preferido de grande parte das pessoas durante todo o ano. Ele pode ser o vilão das dietas, uma compulsão ou até mesmo um fator de risco para doenças mais graves, mas isso apenas se você não o conhecer bem. Por isso, a nutricionista Melissa Santos, da Clínica da Pele Annia Cordeiro, tira algumas dúvidas sobre esse alimento.

Quais são os malefícios do consumo de chocolate?
O malefício está principalmente relacionado a dois fatores: o excesso de consumo – que pode levar ao ganho de peso e ocasionar dores de cabeça para alguns pacientes – e a qualidade, ou falta de qualidade, do produto em questão. Alguns chocolates são ricos em gorduras e açúcar, que podem contribuir para o surgimento de doenças relacionadas ao diabetes, hipertensão e obesidade. O excesso de outros ingredientes praticamente anula os benefícios do cacau.

Quais são os benefícios do cacau?
São vários. O cacau auxilia na redução de colesterol LDL e seus antioxidantes diminuem o processo inflamatório no organismo. Também apresenta atividade termogênica.

Como escolher o melhor chocolate?
Você precisa optar pelos produtos ricos em cacau – quanto mais melhor. Em geral, os produtos que indicam na embalagem a porcentagem de cacau já são chocolates com uma quantidade elevada do ingrediente em comparação aos demais, apresentando mais benefícios.

Existe uma quantidade ideal de consumo de chocolate?
O ideal é não ultrapassar 15g diárias de chocolate.

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