dermatologista curitiba

Como tratar olheiras?

Nem só de noites mal dormidas surgem as olheiras. A área mais escura sob os olhos pode ter diferentes causas, desde a genética até o envelhecimento. Segundo a dermatologista Annia Cordeiro, diretora da Clínica da Pele Annia Cordeiro, de Curitiba (PR), existem diferentes tipos de olheiras: a de coloração bem marrom, que são comuns a pessoas de peles mais escuras, como indianos ou árabes, e que tem como causa a quantidade excessiva de melanina na região. “Além disso, há as mais arroxeadas, comum em pessoas com quadros alérgicos; bolsas resultantes de retenção hídrica e também olheiras que são causadas por perda de volume. A área sob os olhos ficam mais fundas e se formam sombras, deixando a região mais escura”, explica.

Como cada tipo de olheira tem uma causa diferente, é preciso tratar de maneira específica cada caso. A especialista explica que quando o problema é causado por uma alteração de cor (marrom, roxo ou avermelhado), o tratamento foca a pigmentação da pele. “É possível clarear com procedimentos com laser, luz pulsada, peeling, além de tratamento domiciliar com cremes clareadores, além de ácidos e outros medicamentos manipulados.”

No caso dos pacientes em que a olheira é causada por uma depressão  abaixo das pálpebras, a indicação é o preenchimento com o ácido hialurônico. “O preenchimento é feito através de uma cânula que insere o produto no local, arrumando o relevo e também mantendo a hidratação da região de dentro para fora.”

Além de causas genéticas, esse tipo de olheira é comum aparecer em pacientes com grande perda de peso e também com a idade, já que o envelhecimento leva à  perda de colágeno, elastina, gordura e ácido hialurônico. “O resultado é flacidez de pele e esse aprofundamento de algumas áreas, como a região sob os olhos.”

As compressas frias também são aliadas no combate às olheiras, principalmente quando são causadas por inchaço relacionado ao sono ou mesmo por conta da alimentação. “Algumas pessoas tendem a reter muito líquido ao comer de forma inadequada e isso acontece inclusive no rosto. Nesses casos, se formam bolsas sob os olhos que diminuem com compressas frias com chá de camomila ou água termal”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *