mulher mais velha [men]

Cuidados com a pele após os 60 anos

A terceira idade é a fase da vida conhecida como melhor idade. A dermatologista Annia Cordeiro alerta que, nesse período, a pele precisa de atenção especial. “Com o tempo, acontece a perda de colágeno, elastina e água. Além disso, as células ficam desorganizadas, o que causa a perda de tonicidade da pele, deixando aquele aspecto de flacidez”, explica.

O sol, cigarro e outros hábitos prejudiciais, como uma alimentação não balanceada, contribuem para o envelhecimento acentuado da pele. Após os 60 anos, além dos aspectos estéticos, esses danos deixam o indivíduo mais suscetível a câncer e outras doenças de pele. “Nessa idade, a pele já sofreu com agressões como o fumo e o excesso de sol, e esses danos se acumulam, resultando na baixa imunidade da pele e tornando-a vulnerável a infecções”. A indicação é que os idosos procurem um dermatologista para avaliar se há riscos de desenvolver doenças, como se prevenir ou tratar, se houver algum caso.

Para tentar minimizar os riscos e proteger a pele, a orientação é hidratar. “Com o tempo as glândulas sebáceas se atrofiam, produzindo menos gordura, responsável por proteger a pele. Com a redução das ceramidas produzidas pela epiderme, a pele fica mais frágil. A hidratação é essencial para repor essa perda”, ressalta a dermatologista.

Além do hidratante, outro produto que deve ser usado diariamente é o protetor solar. Mesmo na terceira idade, é fundamental se proteger dos raios solares que podem causar queimaduras, manchas, além de colaborar para o aparecimento do câncer de pele.

Uma consulta anual com o dermatologista é muito importante para acompanhar sua pele nessa fase da vida. Entre em contato pelo (41) 3026-1790 ou agenda@annia.med.br.

 

Uma ideia sobre “Cuidados com a pele após os 60 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *