dermatologista curitiba

Já ouviu falar sobre a dermatoscopia?

Na semana passada, falamos aqui no blog sobre a importância de dar atenção às pintas da pele. Uma das maneiras de fazer isso é com o acompanhamento periódico do dermatologista, que poderá usar a chamada “dermatoscopia digital”.

A dermatoscopia é uma técnica não-invasiva que permite que o especialista faça uma avaliação das pintas sem precisar retirá-la. “É como se usássemos um microscópio para analisar a lesão mais detalhadamente e identificar, evitando procedimentos desnecessários sem deixar de acompanhar o caso”, comenta a dermatologista Michelle Cristine Tokarski.

Essas pintas podem ser malignas ou benignas, sendo até mesmo o início de um câncer de pele e um dos sinais a que devemos ficar atentos é a variação de tamanho. Mas poucas pessoas conseguem perceber se uma pinta aumentou ou não e é aí que aparecem os benefícios da dermatoscopia digital.

“A dermatoscopia digital faz o registro e armazenamento das imagens do exame das lesões do paciente, para que possam ser comparadas e reavaliadas no futuro. É um acompanhamento que tem ótimos resultados para diagnósticos cada vez mais precoces de melanoma (câncer).”

A dermatologista lembra que, aos olhos do leigo, o melanoma parece com uma pinta comum e, muitas vezes, origina-se em uma lesão pré-existente e, por isso, a visita ao médico é fundamental para que o diagnóstico seja feito o quanto antes. Mesmo que não haja tratamento contínuo, a visita ao dermatologista deve ser ao menos uma vez por ano.

Marque sua avaliação.

2 ideias sobre “Já ouviu falar sobre a dermatoscopia?

  1. Janete Neusa Walker

    Fiquei surpresa e chateada ao fazer uma simples consulta em sua clínica hoje dia 27/09/2018 e na saída junto com a autorização da consulta pelo convênio tinha uma guia com 05 sessões de dermatoscopia, procedimento que não foi feito nem sequer mencionado na consulta e estavam solicitando minha assinatura. Após eu rasgar a guia e solicitar o cancelamento nem sequer uma explicação ou pedido de desculpas por parte das atendentes o que me pareceu uma prática habitual a cobrança de procedimentos não efetuados. Só me resta entrar em contato com o convênio e denunciar o fato para que alertem os associados para sempre prestar atenção ao que pedem para assinar.

    Responder
    1. Annia Cordeiro Autor do post

      Olá, Janete. A dermatoscopia é um exame clínico feito para analisar pintas e manchas. Após essa avaliação clínica, a médica pôde orientar o tratamento com luz pulsada. Caso você tenha qualquer dúvida, volte ao consultório que será muito bem-vinda. Podemos voltar a conversar para explicar a importância de cada procedimento e como são realizados.

      Atenciosamente,
      Equipe Clínica da Pele Annia Cordeiro

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *