Laughing woman with cream on her nose

Melasma: conheça os tratamentos e a prevenção

Essa semana, a atriz Cleo Pires usou sua conta no Instagram para contar que faz tratamento para melasma e para compartilhar como se sentiu quando recebeu o diagnóstico. “Lembro quando descobri que tinha melasma, foi difícil pra mim. Uma menina que mal usava maquiagem e que gostava da praticidade em tudo. Mas aprendi mta coisa bacana e os cuidados que tive de implementar no meu dia a dia tornaram meus hábitos e minha pele muito mais saudáveis”, disse na postagem.

O que é o melasma?

O melasma se caracteriza pelo aparecimento de manchas escuras e irregulares na pele, sendo uma incidência muito maior no rosto. Acomete tanto homens e mulheres, mas é mais comum entre pacientes do sexo feminino. Causado pelo estresse oxidativo das células, está relacionado em muitos casos ao uso de anticoncepcionais, gravidez, à exposição solar sem proteção adequada, pré-disposição genética e mesmo incidência de luzes diversas.

Tratamentos

É fundamental que o paciente com melasma seja rigoroso no uso do protetor solar. O produto deve ser bem indicado por um dermatologista de confiança e deve ser utilizado em abundância e com reaplicações frequentes.

Para alguns pacientes, tratamentos com cremes à base de ácidos, receitados pelo dermatologista, podem trazer bons resultados. Mas na imensa maioria, é preciso trabalhar com procedimentos no consultório, como peelings, máscaras, microagulhamento e intradermoterapia.

Prevenção

A melhor maneira de prevenir o aparecimento das manchas é por meio do uso adequado do filtro solar diariamente. “As gestantes estão ainda mais suscetíveis ao problema por conta de alterações hormonais, por isso devem redobrar os cuidados”, observa a dermatologista Annia Cordeiro. Há tratamentos que podem e devem ser realizados durante a gravidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *