O QUE É MELASMA

O que é melasma e como tratar?

Manchas marrons que aparecem mais comumente no rosto, mas também podem atingir outras áreas do corpo que ficam expostas ao sol. Elas recebem o nome de melasma. A dermatologista Annia Cordeiro, diretora da Clínica da Pele Annia Cordeiro, centro de dermatologia em Curitiba (PR), explicou mais sobre o problema:

Qual é a causa do melasma?

O melasma se caracteriza pelo aparecimento de manchas escuras e irregulares na pele, sendo uma incidência muito maior no rosto. Acomete tanto homens e mulheres, mas é mais comum entre pacientes do sexo feminino. Causado pelo estresse oxidativo das células, está relacionado em muitos casos ao uso de anticoncepcionais, gravidez, à exposição solar sem proteção adequada, ao calor, pré-disposição genética e mesmo incidência de luzes diversas e.

É possível prevenir o melasma?

Existem algumas atitudes que podem ajudar a prevenção do melasma, ainda que não possam garantir a ausência do problema. Entre elas estão: uso contínuo e adequado do filtro solar, uso de proteções físicas como chapéu e guarda-sol de algodão grosso ou lona, evitar longos períodos de exposição solar e conversar com o seu médico dermatologista para utilização de produtos específicos para sua pele.

Durante a gestação, o cuidado deve ser redobrado, devido a influência hormonal no aparecimento do melasma. “O acompanhamento dermatológico na gravidez é fundamental”, alerta Dra. Annia.

Como tratar o melasma?

É essencial que o paciente com melasma sempre utilize filtro solar e evite a exposição ao sol e cuide com outras fontes intensas de luz, como telas de computador e lâmpadas refletoras.

Na clínica, o dermatologista pode realizar tratamentos com peelings e ácidos utilizados diretamente na área afetada. Também é possível realizar o chamado drug delivery pelo microagulhamento. “Utilizamos um equipamento que utiliza agulhas de ouro para a realização do microagulhemento. A técnica permite que o medicamento seja injetado em camadas mais profundas da pele tendo um efeito mais rápido”, explica a especialista.

O médico poderá também indicar tratamentos para serem realizados em casa: ácidos de uso tópico e oral, vitamina C, antioxidantes via oral (que contribuem com a proteção contra os efeitos do sol) e filtros solares.

Serviço

Marque sua consulta e conheça nossos procedimentos. Contamos inclusive com um protocolo de tratamentos de melasma para gestantes. Entre em contato: 41 3026-1790 ou 41 8866-5493 (WhatsApp).

2 ideias sobre “O que é melasma e como tratar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *