dermatologista curitiba

O que é o Dezembro Laranja? E por que é importante?

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza a campanha Dezembro Laranja, que tem o objetivo de conscientizar a respeito do câncer de pele e sobre a necessidade da exposição consciente ao Sol.

Mas precisa de um mês inteiro para isso? Dados de uma pesquisa recente realizada pela instituição indicam que sim:

  • Mais de 4 milhões de brasileiros já tiveram câncer da pele
  • 106 milhões de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer – 70% da população acima de 16 anos
  • 63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia = + 95 milhões de brasileiros não se protegem de forma regular6  milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina,  cachoeira, banho de rio ou lago
  •  Dos entrevistados que têm filhos até 15 anos, 20% dessas crianças e adolescentes não se protegem de forma alguma nas atividades de lazer. Se a análise incluir as classes D/E, esse percentual sobe para 35%.

Por esses e outros resultados alarmantes, a campanha se torna tão importante. O câncer de pele é uma doença grave que pode ser prevenido por meio da proteção ao sol.

Além do uso de filtro solar, é importante utilizar óculos de sol, camiseta, chapéu e evitar a exposição do horário das 10h às 16h.

Também é fundamental observar os sinais diferentes na pele e procurar um dermatologista em caso de suspeita. Mesmo o câncer tipo melanoma (mais agressivo) tem 90% de chance de cura quando diagnosticado precocemente.

Veja que interessante o esquema da SBD sobre os sintomas e acesse o site www.controleosol.com.br para mais informações.

sbd

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *