42922953_1864155613675290_7097714626674032640_n

Outubro Rosa: Dra Annia Cordeiro contra sobre cirurgia profilática para evitar câncer de mama

Outubro é um mês de falar de prevenção, cuidados, resgate da autoestima. Há pouco tempo passei por uma cirurgia profilática de retirada das glândulas mamárias. Por que? Porque descobri uma mutação genética no gene BRCA2, tão importante para nos proteger de tumores cancerígenos. Pessoas com este problema têm de 50% a 85% a mais de chance de desenvolver câncer de mama. A técnica cirúrgica possibilita preservar o mamilo e a aréola, e uma prótese é inserida imediatamente. Ou seja, além de prevenir a doença, conseguimos manter nossa qualidade de vida.

Neste vídeo eu divido com vocês a minha experiência e os motivos que me fizeram optar pela cirurgia. Profissionais que participaram deste processo e a quem eu agradeço muito:

Marcelo Ferreira – Oncologista e Nutrólogo

Vanessa Kosak – Oncogeneticista

Antonio Frasson – Mastologista

Jose Yoshikazu Tariki – Cirurgião Plástico

A mensagem é para encorajar as mulheres a investigarem uma possível mutação genética o quanto antes, principalmente quando há casos de câncer de mama na família. Não deixem a doença avançar. Façam isso em nome de vocês e de suas famílias. E, claro, cuidem da autoestima, sempre!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *