A semana após a Páscoa é marcada com duas clássicas reclamações: quilinhos a mais e aparecimento de espinhas, tudo graças aos ovos de chocolate do feriado. Será? O aumento de peso pode até ser resultado dos doces, mas quanto à acne, ainda há controvérsias. “A gordura que nós comemos não vai para a pele. O assunto é controverso e muitos tentam estabelecer essa relação, mas não há nada comprovado na literatura”, explica a dermatologista Annia Cordeiro.
A especialista ressalta que há, sim, um efeito da alimentação na pele, mas que ele é indireto. O que acontece é que alguns alimentos ricos em carboidratos de rápida absorção – entre eles, o leite, o chocolate e outros doces – estimulam os receptores hormonais da pele e resultam no mau funcionamento da glândula sebácea. “Essa glândula produz o sebo, que, quando acumulado dentro do poro, resulta na proliferação da bactéria causadora das espinhas”.
Se você já tem histórico de acne, é importante procurar um especialista para tratar em longo prazo e utilizar produtos que diminuam o quadro e previnam o aparecimento de novas espinhas e cravos.
Na páscoa, não exagere no chocolate e, se as espinhas aparecerem, resista a tentação de apertá-las. “Existem várias formas de tratar a acne, de medicamentos a peelings feitos no consultório. Apertar a espinha pode machucar a pele, além de deixar cicatrizes permanentes”, alerta!
Conheça os nossos tratamentos para acne aqui.
Tenho muita espinha e cravo ,oq faço?
Meiriele, marque uma avaliação com um dermatologista. Com certeza, ele poderá indicar um tratamento para seu caso específico.
Att
Bom dia
Admirei muito este conteúdo.
Por mais sites idem a este!
Cláudia da http://www.otv.tv.br