dermatologista curitiba

Psoríase: entenda mais

A psoríase é uma doença de pele que ainda é cercada por muitos mitos e preconceito – principalmente por conta dos sinais externos que podem ser bem evidentes sem o acompanhamento adequado.

“A psoríase é uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. Chamamos de doença cíclica, pois seus sintomas desaparecem por um tempo e retornam. Ainda não se conhece a causa, mas já se entende que pode estar relacionada ao sistema imunológico e que a tendência genética tem grande responsabilidade”, explica a dermatologista Annia Cordeiro, diretora da Clínica de Pele Annia Cordeiro, centro de dermatologia em Curitiba.

Os sintomas da psoríase cariam de caso a caso, mas em geral estão relacionados a manchas e descamações da pele, ressecamento profundo com rachaduras e até sangramento, rigidez e inchaços nas articulações, entre outros.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, entre 30 e 40% dos pacientes com psoríase têm histórico familiar da doença. Mas existem outros fatores que podem levar ao aparecimento ou piora do problema: alto nível de estresse, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo.

“Existem vários tipos de psoríase e o dermatologista é a pessoa que irá fazer esse diagnóstico preciso, além de indicar o tratamento. Ainda que a doença não tenha uma cura, é possível diminuir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente”, comenta a dermatologista.

Se a pessoa já tem histórico na família, deve redobrar a atenção aos sintomas e procurar um dermatologista para iniciar o tratamento o quanto antes. Confira o esquema desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

psoriase

Entenda mais sobre o problema no site especial da SBD: http://www.psoriasetemtratamento.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *